Músico mineiro de talento nato e ávido pesquisador de ritmos afros. Iniciou sua trajetória musical ainda criança, tocando percussão em blocos de carnaval e grupos folclóricos de Sabinópolis, sua cidade Natal. Compositor, percussionista, violonista, cavaquinhista, saxofonista, produtor musical, intérprete, poeta e professor de música. Tocou em várias bandas, como Samba da Silva, Mercado Nagô, acompanhou Bruno Lopes, Daniel Bravo, Janaína Moreno, Serginho Bh e outros artistas da cena mineira. Influenciado pela mineiridade do Clube da Esquina e ao mesmo tempo por Cartola, Noel Rosa, Tom Jobim, Jorge Ben Jor, Marku Ribas. Seu trabalho reflete seu ecletismo. Possui 3 CDs autorais: Catador de Ilusão, da Banda Kaboclozën, em 2003, atuando também como vocalista e violonista e, em 2004, seu primeiro trabalho solo foi o CD Bambalauê, gravando os vocais. Atualmente, está em fase final do segundo CD solo intitulado Samba Sacramentado com nove canções inéditas de samba tradicional, remontando as décadas de 30 e 40. Participaram das gravações do CD: Dona Jandira, Carla Gomes, Fernando Bento, Ricardo Barrão, Manu Dias, Mandruvá, Alexandre Rezende, Thiago Delegado, Lucas Telles, Rodrigo Torino, Warley Henrique e outros. O CD foi produzido Na Trilha Produções por Felipe Fantoni.
Desde 2009, se apresenta no Teatro Conservatório da UFMG com shows autorais: Show Bambala- Luanda interpretando suas canções do CD Catador de Ilusão e Bambalauê. Em 2013, apresentou o show Meu Chão que faz parte do Projeto Sambaqui, interpretando as canções de samba rural e algumas que estarão presentes no próximo CD solo, Samba Sacramentando. Em 2012, participou das gravações do DVD ao vivo 4 Cantos, um projeto do Professor de canto Max Dolabella. Neste trabalho, Tino tocou percussão junto com músicos conhecidos nacionalmente como: Fernando Nunes, ex baixista de Cassia Eller, Gelber Oliveira, tecladista de Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, e outros. Seu último trabalho de destaque foi vencer o Concurso: Os Novos Bambas do Velho Samba, como surdista de Alexandre Rezende em dezembro de 2013, no Carioca da Gema, Rio de Janeiro. A música Samba Sacramentado, que dá nome ao CD, foi tema da tese de mestrado de Gelson Luiz da Silva pela Escola de Música da UFMG em 2012.
Tino Fernandes é um dos compositores que fazem parte do Projeto Vitrola de Dona Jandira que está em andamento. Em 04 de abril de 2014, aconteceu o Show: Dona Jandira apresenta os donos das canções no Teatro Conservatório da UFMG com participação de Tino Fernandes. Vários artistas gravaram suas canções: O Passarinho – Dona Jandira, Brasil- Black Sonora, Sambaqui, Sambalá- Erê do Samba, No Giro da Roda- Ronaldo Leon, Batucandear- Carla Gomes, Verde e Branco e Espelho de uma Paixão – Marina Gomes, parceria com Edson Cruz na canção A tristeza não Impera.